sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Por que Deus quis matar Moisés? Êx. 4:24

ÊXODO 4.24 – Com quem Deus se encontrou na estalagem, e por que quis matar essa pessoa?

Essa narrativa não tem um contexto e o seu significado é bastante enigmático. Normalmente se pensa que o personagem a quem se refere seja Moisés, mas não é mencionado o seu nome.

O relato não declara especificamente a vida de quem estava em perigo. No entanto, podemos razoavelmente concluir que não era a vida de Moisés, pois ele acabara de receber a comissão divina de levar os israelitas para fora do Egito. (Êxodo 3:10) Parece improvável que a vida de Moisés fosse ameaçada pelo anjo de Deus quando estava a caminho para cumprir essa designação. Portanto, deveria ser a vida de um de seus filhos.

A lei dada a Abraão com respeito à circuncisão declarava: “O macho incircunciso, que não fizer circuncidar a carne de seu prepúcio, sim, esta alma terá de ser decepada do seu povo. Violou o meu pacto.” (Gênesis 17:14) Pelo visto, Moisés havia deixado de circuncidar seu filho, e por isso a vida do menino foi ameaçada pelo anjo de Jeová.

Eu aconselho todo leitor e estudante da bíblia a utilizar pelo menos duas versões diferentes e confrontar os textos.

Na versão João Ferreira de Almeida

Ex. 4.24 - Ora, sucedeu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo.

Veja como está escrito na versão King James Atualizada: "

Ex. 4.24 - Aconteceu que no caminho para o Egito, numa hospedaria, o Anjo do SENHOR veio ao encontro de Moisés para tirar a vida de seu filho."

Com base no livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe