Lucas. 18.35-37 "Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno."
Nesta mensagem de hoje, falaremos de fé, perseverança e de aproveitar as oportunidades. Hoje o Espírito Santo vai nos mostrar que através da fé em Deus e da perseverança, alcançamos as bênçãos e os milagres de Deus em nossas vidas.
Bartimeu era um homem cego e mendigo, certo dia ele estava a beira do caminho pedindo esmolas, quando de repente ouviu um barulho de muitas pessoas passando ao mesmo tempo. Ele ficou curioso pensando o que poderia ser aquilo, ele perguntou a uma das pessoas o que estava acontecendo, e lhe disseram que Jesus de Nazaré passava.
E Bartimeu começou a clamar: "Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim."
Bartimeu sabia que só Jesus poderia curá-lo, pois ele tinha ouvido falar de Jesus e de seus milagres. E ele continuou gritando: "Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim.".
A Bíblia não fala mas, eu creio que Bartimeu se levantou e seguiu a multidão gritando: "Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim." Pois os que iam a sua frente diziam: "Cale-se cego! Fique quieto! Em outras palavras eles queriam dizer: "você esta incomodando.".

Jesus perguntou: "Que queres que te faça?", Bartimeu respondeu: "eu quero ver", Jesus lhe disse: "Vê, a tua fé te salvou.", Bartimeu foi curado de sua cegueira e começou a adorar a Deus e seguiu a Jesus. Bartimeu não desperdiçou a oportunidade que teve, por causa disto não foi apenas curado, mas também salvo.
Quantas pessoas deixam de receber a bênção da salvação e consequentemente as bênçãos materiais, porque deixam passar a oportunidade, perdem a chance que têm de serem salvas.
Se Bartimeu não aproveitasse aquela oportunidade, se não clamasse, Jesus passaria e ele continuaria cego. Outro exemplo de oportunidade aproveitada é o da mulher grega da região de Ciro fenícia, aquela mulher tinha uma filha endemoniada e ela soube que Jesus passava pela sua cidade, ela foi até a Jesus e lançou-se a seus pés rogando que expulsasse o demônio de sua filha, Jesus disse: "Deixa-me alimentar primeiro os filhos, não é bom lançar o pão dos filhos aos "cachorrinhos" (não que Jesus à considerasse um cachorrinho) mas, era assim que os judeus a consideravam, como a um cão e ela sabia disso. Para os judeus os povos não judaicos eram considerados como cães, porque o cão para o judeu era um animal imundo e para os judeus todos os povos de nações não judaicas eram imundos tal qual a um cão.

Jesus então responde: "Por causa do que disseste, vai, o demônio deixou a tua filha.”, diz o texto que ela foi para casa e sua filha estava livre do demônio.
Bartimeu e essa mulher venceram por que creram, perseveraram, aproveitaram a oportunidade e não deram ouvidos as palavras negativas, eles perseveraram no seu propósito e venceram. É assim que temos que ser, mesmo que digam: “pare de clamar, de buscar, essa situação não tem mais jeito, essa pessoa não tem mais jeito”, não dê ouvidos, continue buscando, clamando, persista, insista não importa o problema que você esteja enfrentando, não desista.
Jesus Cristo tem te ouvido e Ele vai operar na sua vida, continue clamando, pedindo que Ele te responderá . Por que Ele mesmo disse: "Pedi, pedi e dar-se-vos-á, porque o que pede recebe." A palavra de Deus diz: "Clama a mim e responder-te-ei. E anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."
O Senhor Jesus está te perguntando hoje: "O que queres que te faça?" Ore à Ele neste momento e diga o que você quer, creia na sua vitória em nome de Jesus.
Autora: Sandra de Moura Ferreira.