quinta-feira, 26 de maio de 2016

O funeral foi cancelado! (Lucas 7.11-16)

11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou
 
Introdução
A cidade de Naim, onde ocorreu esta históriaestá situada na região de Suném, onde morava a sunamita, figura muito conhecida no Antigo Testamento.Atualmente Naim é uma pequena cidade edificada sobre os escombros da aldeia que existiu.Jesus percorreu trinta e oito Km, vindo de Cafarnaum, onde curou o escravo de um centurião. Ele pôde chegar a Naim à tarde, horário em que normalmente se realizavam os funerais.

Sem me ater ao contexto histórico e nem a geografia do lugarejo chamado Naim, vou direto a palavra que Deus colocou no meu coração para hoje: Falando da maneira figurada, eu não sei o que você colocou em um caixão e está levando para o cemitério, está levando para a cova, está levando para ser sepultado, Deus, me coloca hoje aqui diante de ti, para te dizer que ele está cancelando o funeral, cancelando o enterro e até o morto está sendo cancelado. Aleluia!!!

Eu já vi festa de aniversário ser cancelada porque o aniversariante não apareceu, era surpresa, casamento que o noivo não apareceu, comício que o politico não apareceu, culto que o pastor não apareceu, mas velório cancelado por falta de morto eu nunca ouvi falar de um, ou seja se tem velório é porque já se garantiu que tem um morto. Mas hoje eu passo em sua vida para assegurar que contigo vai acontecer o que está escrito no evangelho segundo escreveu João, no capitulo 11, versículo 25 : 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
Para que não reste duvidas no seu coração, hoje vou mostrar na Palavra, três casos que o enterro foi cancelado, por Aquele que tem poder sobre a vida e morte.

O enterro de Ismael foi cancelado;
O livre de Genesis, capitulo 21 versículo 14 em diante, conta o episodio de Agar e Ismael quando são de certa forma dispensados por Abraão e se embrenham deserto a dentro, a bíblia diz que acabou a água que eles levavam e o menino depois de muita sede estava morrendo. Agar deixa o filho debaixo de uma arvore, se afasta e se assenta a uma certa distancia para não vê-lo morrendo de sede.

A mãe chora, o menino chora e Deus lá do céu ouve o choro do menino, então um anjo grita: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.”. Que tens??? Que pergunta é essa??? Será que o anjo não estava vendo o menino morrendo de sede??? Estava sim amado irmão, amada irmã, assim como ele está vendo esta situação que você está enfrentando. Mas Deus e seu exercito celestial não olham para o problema, Eles olham para a sua vitória. Enquanto Agar via o menino morrendo o anjo via o poço no deserto, como diz o evangelho de João, capitulo 7 e versículo 38 “Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”.

Em resumo, Deus do mais alto céu estava gritando “Ei Agar o funeral do menino acabou de ser cancelado. Ele não vai morrer ele será umagrande nação. Hoje Deus brada na sua vida: “Está sepultando seus sonhos por que??? Eu estou cancelando o funeral de seus sonhos!”.

O enterro de Moisés foi cancelado
Vamos agora até capítulo 2 de Êxodo, que conta a história do nascimento de Moisés, a bíblia não relata os detalhes, mas o casal já tivera um casal de filhos, Arão e Mirian, mas quando a mulher estava na terceira gravidez surge então uma lei que todo nascido vivo, do sexo masculino devia ser morto na hora do parto. Imagine você que naquela época não havia ultra-som para saber o sexo da criança, ou seja, a angustia da mãe se arrastaria até a hora do parto e, quando a criança nascesse, se fosse menino seria tarde demais.

Quando nasceu a criança, era um menino era um menino, mas por livramento de Deus as parteiras o pouparam. Sabe o que esta palavra está falando pra você? Que o seu socorro ou livramento virá através de quem você menos espera! Não se assuste, Deus usa quem Ele quer, do jeito que Ele quer e na hora que Ele quer. A mãe de Moisés o esconde até certo ponto, três meses depois, não podendo mais esconder a criança ela coloca em uma cesta e deixa as margens do Rio Nilo, note pelo versículo 3 que ela não colocou dentro do Rio.

Aquele dia a princesa filha de Faraó acordou com vontade de tomar banho nas águas barrentas do Rio Nilo, talvez você não entendas porque aquela moça que tinha tanques, piscinas e banheiras no palácio teve vontade de tomar banho em um rio de água suja, onde se derramavam os canais de irrigação de toda a agricultura da região. Pela segunda vez nesta mensagem eu quero repetir o que Deus está te dizendo. O socorro virá de onde você menos espera!!! Aquele dia a filha de faraó acordou com uma missão de Deus: “Vai até o rio Nilo, ache uma cesta com um bebê dentro chorando e diga pra ele que o enterro foi cancelado!” Aleluia!!!

Pra encerrar esta passagem, a princesa conversa com a irmã de Moises e pede pra arrumar uma babá pra ele, Miriam vai lá e chama sua mãe, a mãe de Moisés, que alem de levar o filho são e salvo pra casa ainda recebeu salário para cuidar dele. É isso que Deus quer fazer na sua vida hoje, além de cancelar o funeral dos teus sonhos você vai levar seu milagre na bagagem!!!

O enterro do filho da viúva de Nain foi cancelado;
Agora eu volto para o texto base desta mensagem, a viúva de Naim está ali atrás, pouco a frente segue aqueles que levam o seu filho pra ser enterrado. Hoje, ouvindo este programa muitas mães estão vendo os outros levando seus filhos, levando para festa, para a balada, para os vícios, para prostituição, para longe de Deus... e neste ponto nada mais pode ser feito e você já está dando a batalha por perdida.

Agora duas multidões se encontram, uma carregando um morto e outra trazia a sua frente Aquele que é a ressurreição e a vida. Uma multidão que chorava e outra que exaltava o nome de Deus com brados de aleluia e glória a Deus. Pelas leis daquela época a multidão que seguia Jesus, agora devia seguir o enterro, mas Jesus muda toda expectativa e tocando no esquife, olha para o jovem como se ele estivesse vivo e diz: “Jovem, levante-se”. E o jovem levantou.

Onde todos viam um morto, Jesus via um jovem com um futuro promissor pela frente. Todos podem estar dizendo que não tem mais jeito para seu filho, sua filha, sua empresa, seu casamento, sua família ou seus sonhos. Mas Jesus está tocando hoje na esquife e dizendo: “Estou cancelando hoje o funeral, estou cancelando o enterro, estou cancelando o choro e o sofrimento!”.

Conclusão
Meu querido leito, conforme vimos nesta breve mensagem o enterro de Ismael foi cancelado, o enterro de Moisés foi cancelado, o enterro do filho da viúva de Nain foi cancelado e de quebra Deus está cancelando hoje oenterro da sua família, do seu casamento, dos seus planos, dos seus projetos e de seus sonhos. Aleluia.

Tome posse desta palavra, viva uma vida com Cristo, pois ele mesmo nos garante no evangelho de João, capitulo 10, versículo 10, parte b :”... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”. Meu querido irmão, minha querida irmã, está cancelado todo laço do inimigo sobre sua vida, é mentira do diabo que seus sonhos, sua família, seus filhos, seu casamento, seus projetos serão sepultados, quem tem a ultima palavra para você é Deuse a ultima palavra que Ele tem é “Palavra de Vida”!